top of page

Marina de Caldas de Aregos

Caldas de Aregos - Resende

 

Situada na margem sul do Rio Douro, entre o Porto e a zona demarcada mais antiga do mundo, Caldas de Aregos é uma pequena aldeia da região do Douro Verde que nasce debruçada sobre um espelho de água de grande dimensão e rara beleza. Ladeada pelas encostas belíssimas do Douro, que lhe confere um enquadramento paisagístico deslumbrante, esta aldeia milenar foi ainda abençoada com as suas Águas Quentes.

Conhecidas desde a Idade Média, as "Aquas Cálidas" das "Kaldas"  são captadas a 60ºC, perfeitamente límpidas e com ligeiro cheiro e gosto a águas sulfurosas, características indicadas para o tratamento de várias patologias reumáticas, múscolo-esqueléticas, pneumológicas e dermatológicas. Apelidadas de Águas Milagrosas, o seu valor terapêutico desde há muito está reconhecido, sugerindo a história que aqui se tratou e curou D. Afonso Henriques, Primeiro Rei de Portugal.

Potenciando esta posição e condições naturais priviligiadas, Caldas de Aregos muniu-se ao longo dos anos de infraestruturas únicas: um complexo fluvial com uma das maiores marinas do Douro que engloba oficinas, escritórios e um cais que permite a atracagem de cruzeiros; um balneário termal com ginásio e piscina termal, ambos com vista panorâmica sobre o rio; um celeiro transformado em centro cultural com observatório e sala de exposições; várias estruturas desportivas e de lazer como piscina, campo de voleibol e parque infantil junto ao rio, assim como zonas verdes e pontos de interesse inseridos na Rota do Românico.

Possui ainda um conjunto de serviços como passeios de barco, experiências de canoa e vela, unidades hoteleiras, bares e restaurantes que apoiam o desenvolvimento turístico da região.

A sua dinamização é feita ao longo de todo ano embora com maior incidência nos meses quentes, através da realização de eventos desportivos e culturais, que a par dos tratamentos termais, atraem milhares de turistas a esta região pouco explorada do Douro.

Não obstante a sua proximidade ao Alto-Douro Vinhateiro, o fruto que nasce nas encostas do vale que alberga Caldas de Aregos é outro, a cereja. Estando hoje reconhecido nacional e internacionalmente, a Cereja de Resende é um dos principais motores económicos da região e faz as delícias de todos que nos visitam.

 

Desde a magnífica vista do alto do Penedo de S. João, ao olhar longínquo sobre as Cascatas da Fírveda no Ribeiro Cabrum, toda a envolvência deste quadro onde se insere Caldas de Aregos, muitas vezes motivo nos romances de Eça e nos Diáros de M. Torga, é um ponto de referência neste Douro esquecido entre o Porto e a Região Vinhateira.

De carro, conduzindo pela estrada mais romântica da Europa (N222), de comboio ao longo da imponente e mágica linha do Douro, ou de barco navegando nas serenas águas de um rio outrora, quase inavegável, a visita a Caldas de Aregos é obrigatória a todos os que querem conhecer o Douro na sua plenitude e na sua diversidade.

 

     - Clube Náutico de Caldas de Aregos

 

     - Aregos BTT Team

bottom of page